Campus Morumbi recebe oficinas na 6ª Semana de Comunicação

Foram esclarecidas dúvidas sobre TCC, iniciação científica e criatividade

Por Alanna Anjos, Laíz Sousa, Paulo Octavio e Ygor Piva

Após o sucesso do Primeiro Simpósio de Iniciação Científica da escola de comunicação, o penúltimo dia da Semana da Comunicação do Complexo FMU/Fiam Faam foi marcado por um seminário sobre o mesmo tema. O Campus Morumbi contou também com oficinas sobre TCC e criatividade com docentes da casa.

A professora Lye Renata Prando esclareceu como fazer as citações e apresentou fontes de pesquisa e sites de bancos de dados — como a biblioteca FMU, que foi atualizada e tem todas as dissertações e trabalhos feitos por alunos da faculdade. Foi ressaltada a diferença entre pré-projeto de TCC e a banca oficial: o primeiro é fechado com orientador e mais dois professores com intuito de apontar o que deve ser corrigido no trabalho. Já a banca final é a apresentação pública do projeto. “Comunicação não é uma ciência exata, ou seja, cada um tem uma opinião sobre, por isso é importante seguir a linha apresentada pelo orientador”, explicou.

1
Seminário sobre TCC (Divulgação — Paulo Octavio)

A importância de trabalhar com um assunto que goste e tenha afeto também foi abordada na oficina sobre iniciação cientifica com as docentes Michelle Roxo e Claudia Nonato, que apontaram um caminho para investigar, traçar objetivos e criar projetos corretamente. Também destacaram o papel de dialogar com conhecimento que já existe e deixar se surpreender com resultado da pesquisa. “Eu já tinha vontade de fazer iniciação e fui para entender como fazer o projeto”, contou a estudante Cica Ananias.

2
Professoras Cláudia Nonato e Michelle Roxo (Divulgação — Paulo Octavio)

Cassia Maria Ferreira, professora de Publicidade e Propaganda, despertou a criatividade dos participantes com jogos e dicas usadas em entrevistas de emprego para testar a fluência, originalidade, flexibilidade e elaboração dos entrevistados.

Foram abordadas técnicas de neuróbica, uma ginástica para o cérebro, com atividades saudáveis e novas para despertar o pensamento fora da caixa e afastar os bloqueios que impedem o processo criativo.

3
Oficina de criatividade (Divulgação — Paulo Octavio)

A semana destinada aos estudantes de comunicação teve fim na sexta-feira, 28 de novembro, com a palestra “A importância da criação dos festivais mundiais de publicidade”, com Winderson Souza, da agência Santa Clara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s